Tema Festejos Farroupilhas

Assinando o
Tema Anual
Eduardo Leite
Governador do Estado do RS
Alessandro Gradaschi
Presidente do MTG
ONDAS CURTAS PARA UMA LONGA HISTÓRIA: CENTENÁRIO DE DARCY FAGUNDES E 70 ANOS DO GRANDE RODEIO CORINGA
Quase unívoco entre todos os intelectuais que escreveram sobre Tradicionalismo/MTG, é a ideia de que, em uma época de grande efervescência cultural, não somente interna, mas também estrangeira, como foram os anos 1950, os meios de comunicação em massa foram imprescindíveis para o sucesso inicial do movimento que destacou aqueles jovens na Capital: a rádio e a imprensa escrita no Estado se espalharam em grande parte para a divulgação dos ideais tradicionalistas e da sociedade que estava nascendo. Assim, desde as primeiras iniciativas do tradicionalismo, a imprensa acompanha-o com boa entusiasmo, com programas de rádio, páginas nos jornais da capital e do interior, programas televisivos (como o tradicional Galpão Crioulo), entre outros meios.
A presente proposta de tema para os festejos farroupilhas do Rio Grande do Sul, em 2025, busca enaltecer a história do destacado radialista, declamador e comunicador Darcy Fagundes, no ano de seu centenário, ressaltando, ainda, e tendo como subtema a significativa trajetória do programa Grande Rodeio Coringa, que completa 70 anos em 2025, desde sua primeira edição em maio de 1955, na Rádio Farroupilha. A escolha é motivada pela compreensão de que Darcy Fagundes marcou a história da comunicação gaúcha e de como nossa cultura foi lançada na grande mídia, contribuindo para a popularização e valorização dos aspectos regionais e identitários do povo gaúcho.
Darcy Fagundes, uma das figuras mais icônicas do “gauchismo”, desempenhou um papel fundamental na preservação e promoção da cultura regional, especialmente através das mídias. O Tradicionalismo, como guarda de valores, costumes e instituições enraizadas ao longo do tempo, encontrou nas mídias uma aliada crucial para divulgar informações, influências culturais e construir narrativas. Darcy Fagundes utilizou a rádio, um meio de comunicação de massa exclusivamente acessível à sua época, para dar voz à Tradição Gaúcha, difundindo o cancioneiro, poesias e histórias que ecoaram além das fronteiras do estado. Essa interação entre Darcy Fagundes e as mídias criou um cenário no qual a tradição poderia não só resistir, mas também adaptar-se e florescer, mesmo diante dos desafios e da evolução social. Assim, a rádio, e posteriormente outras formas de mídia, permitiram que o legado cultural gaúcho fosse perpetuado, reafirmando sua relevância e importância na identidade nacional.
Importante ressaltar que, apesar da proposta temática eveocar especialmente a memória de Darcy Fagundes, a proposta também busca ampliar o conhecimento, especialmente dos mais jovens, acerca do programa radiofônico Grande Rodeio Coringa, em que o próprio Darcy atuou como 1º apresentador, junto do folclorista João Carlos D’ávila Paixão Cortes.
Darcy Fagundes nasceu em 15 de dezembro de 1925, na cidade de Uruguaiana e era primogênito de uma família de 11 filhos, entre eles o apresentador Antônio Augusto Fagundes, Aldo Batista, João Batista, Euclides Fagundes Filho e Júlio César. Foi casado três vezes, deixando um filho do primeiro casamento, três filhos do segundo e um garoto do terceiro, com Dona Liliana.
Ele foi contratado em 1955 pela Rádio Farroupilha para ser o ajudante de Paixão Cortes em um programa sobre tradicionalismo gaúcho que ainda não tinha nome. Darcy lançou seu primeiro disco em 1968, chamado Tropa Amarga, também lançou um conjunto de poesias, muitas delas como um Desencanto declamadas em seu programa de rádio. Rinha de galo foi sua primeira gravação individual.
No dia 22 de junho de 1984, Darcy Fagundes morreu aos 59 anos, vítima de um câncer que o abateu rapidamente, em Porto Alegre.
Programa “Grande Rodeio Coringa”
A ideia do programa surge através do Diretor da Rádio Farroupilha, Otávio Augusto Vampré que combinou uma estrutura junto com Paixão Cortes. O programa era dividido em invernadas, isto é, tinha uma parte com duplas e trios, tinha uma parte de trovas, uma parte de humorismo, uma parte de declamação e uma para a orquestra sinfônica de Farroupilha.
Foi nesta época que Darcy Fagundes criou para si um slogan: “Darcy Fagundes: O Gaúcho Vaqueano da rádio”. Na Emissora, Darcy teve a ideia para o nome do programa utilizando marcas de patrocinadores. Com isso surge “O Grande Rodeio Coringa”, que se dedicava essencialmente ao tradicionalismo gaúcho. Coringa era a marca das calças de brim, patrocinada do programa que ia ao ar das 20h às 22h.
Durante o período em que o programa existe no ar, cerca de 15 anos, contou com algumas trocas de apresentadores. No início foi apresentado por Darcy Fagundes e Paixão Cortes, até a saída desta rádio para a Rádio Gaúcha.
Darcy Fagundes passa a apresentar o programa Grande Rodeio Coringa com Dimas Costa que também foi para a Rádio Gaúcha. Então veio Luis Menezes que ficou se apresentando ao lado de Darcy Fagundes até encerrar a transmissão do programa.
O Programa Grande Rodeio Coringa contou com a presença de um auditório, pessoas recebidas das mais diversas cidades do Estado para conhecer e participar do programa. Para poder participar, preciso passar por um teste de talento e condições para aparecer em público.
Muitos foram os artistas que se revelaram no programa, tais como:
– Teixerinha e Mari Terezinha
– Gaúcho da Fronteira
– Os Serranos
Podemos dizer que, no que tange à divulgação do Tradicionalismo pela rádio, o programa Grande Rodeio Coringa foi um marco na história de nosso Estado.
Objetivos:
A proposição possui um núcleo central de ação, o Centenário de Darcy Fagundes, e um subtema alusivo aos 70 anos do Programa radiofônico Grande Rodeio Coringa, sendo assim constituídos seus objetivos:
Objetivos:
- Enaltecer e estudar a história de Darcy Fagundes no ano de seu Centenário de nascimento;
- Divulgar a história do programa Grande Rodeio Coringa, meio através do qual Darcy Fagundes atuou como incentivador e propagador dos aspectos regionais gaúchos. Celebrar os 70 anos de estreia do Programa;
- Enaltecer e estudar o papel das grandes mídias (sobretudo, o rádio) na divulgação do Tradicionalismo Gaúcho/gauchismo;
- Despertar consciência, em tempos de mídia digital e redes sociais, para o bom uso destes recursos na difusão do Tradicionalismo Gaúcho, avaliando como essas plataformas impactam a percepção pública da cultura e tradições Riograndenses.